31 maio 2006

Fausto você tem talento

Trabalho bom peguei essa semana. Registrar uma aula espetáculo de Ariano Suassuna no auditório da Faculdade de Administração da Universidade de Pernambuco. Muito assediado, como sempre, o escritor sentou na primeira fila do auditório para dar autógrafos, tirar fotos e também conversar com a imprensa. Entre uma foto e outra, Ariano se esquivava da jornalista que queria saber sobre sua candidatura ao senado federal: “Minha filha, faça o seguinte me pergunte sobre literatura”. Foi nesse momento que um homem com seus quarenta e poucos anos se agachou e esticou o braço em direção ao mestre. Na mão ele segurava um papel amarelado pelo tempo que tinha uma foto de um jovem Ariano e o seguinte texto: Letras UFPE 1981. Assim que bateu os olhos no papel, Ariano parou a entrevista, cumprimentou o tal homem e foi logo dizendo: “Que bom lhe encontrar. Você vai ser personagem do livro que estou escrevendo. Estou autorizado?” Diante do silêncio do homem ele reforçou o que tinha dito: “Vou logo dizendo. E vai ser com seu nome mesmo. Fausto. Posso? Estou autorizado?” A única resposta que teve do seu personagem foi um beijo na mão e pedido de benção. “Deus te abençoe”, respondeu Ariano que em seguida voltou-se para os jornalistas que deram pouca atenção ao que havia ocorrido.

Dez minutos depois fui atrás do senhor Fausto Martins, artista plástico nas horas vagas que em 1981 formou-se em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco com a honra de ter Ariano Suassuna como professor de literatura e história da arte. Agora sentado na última fila do auditório, observando de longe seu professor que ainda conversava com jornalistas e estudantes, Fausto me explicou que Ariano foi homenageado por sua turma e que ao longo dos anos cultivou um carinho por essa pessoa que várias vezes o recebeu em sua casa: “A primeira vez foi quando me aconselharam a mostrar minhas obras para ele, eu estava desacreditado porque um artista tinha dito que eu não dava pro negócio”. Mas não foi assim que avaliou Ariano que logo sentenciou: “Fausto você tem talento”.

Bom, alguma coisa de especial ele deve ter mesmo. Afinal de contas Fausto Martins agora era personagem de um livro do seu eterno mestre. Perguntei como ele se sentia com tamanha homenagem: “Pra falar a verdade a ficha ainda não caiu. Está tudo aqui na minha cabeça mas ainda não chegou no coração”. Mas nesse momento, agora com os olhos cheios de lágrimas, Fausto finalmente parecia ter entendido o que lhe havia acontecido.

4 comentários:

betita disse...

meu "catador" de belas histórias.

betita disse...

já...estou...com...saudades.Vai ser mais difícil sem você. Amo!

Anônimo disse...

ô minha linda... saudade... também... mas eu volto... logo.... logo! se cuida. amo também!!

betita disse...

que abandono........